Faça login para poder acessar por completo nosso fórum!

Se não tem uma conta, clique em Registar, para poder ter acesso total ao nosso
fórum


Participe do fórum, é rápido e fácil

Faça login para poder acessar por completo nosso fórum!

Se não tem uma conta, clique em Registar, para poder ter acesso total ao nosso
fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Spyware história

3 participantes

Ir para baixo

Spyware história Empty Spyware história

Mensagem por maneel Dom 16 maio - 13:50:38

Spyware

Spyware
consiste num programa automático de computador, que recolhe informações sobre o usuário, sobre os seus costumes na Internet e transmite essa informação a uma entidade externa na Internet, sem o seu conhecimento nem o seu consentimento.

Diferem dos cavalos de Tróia por não terem como objetivo que o sistema do usuário seja dominado, seja manipulado, por uma entidade externa, por um cracker.

Os spywares podem ser desenvolvidos por firmas comerciais, que desejam monitorar o hábito dos usuários para avaliar seus costumes e vender este dados pela internet. Desta forma, estas firmas costumam produzir inúmeras variantes de seus programas-espiões, aperfeiçoando-o, dificultando em muito a sua remoção.

Por outro lado, muitos vírus transportam spywares, que visam roubar certos dados confidenciais dos usuários. Roubam dados bancários, montam e enviam registros das atividades do usuário, roubam determinados arquivos ou outros documentos pessoais.

Com frequência, os spywares costumavam vir legalmente embutidos em algum programa que fosse shareware ou freeware. Sua remoção era por vezes, feita quando da compra do software ou de uma versão mais completa e paga.

Traduzindo ao pé da letra, Spyware significa "aplicativo ou programa espião"

Adwares

Muitas vezes usa-se de forma genérica o termo spyware para os malware e adwares, que são programas indesejáveis. Costuma-se incluir os adwares no estudo dos spywares, pois assemelham-se na sua forma de infecção e na sua forma de desinstalação. Seriam como se fossem um sub-grupo dos spywares.

Os adwares são conhecidos por trazerem para a tela do usuário algum tipo de propaganda.

Como geralmente são firmas comerciais que os desenvolvem, é comum os adwares virem embutidos em diversos programas de livre download (freeware), com a autorização de seus autores.

O Kazaa oficial é um programa de compartilhamento de arquivos, sendo um exemplo do casamento de um software gratuito com adwares, pois estes lhe proporcionam uma fonte de renda.

Inicialmente os adwares procuravam exibir propagandas em janelas, chamados de banners, pequenas janelas de propagandas, embutidas em softwares de terceiros. Caso o usuário gostasse deste software, poderia adquirir uma versão mais avançada, paga, livre destas propagandas.

Posteriormente os adwares passaram a monitorar a atividade do usuário na internet, podendo desta forma mostrar propagandas personalizadas, além de enviar dados sobre hábitos do usuário a certos sites, tendo então funções de spyware e adware, de forma simultânea.

Mais adiante certos adwares passaram a exibir janela do tipo pop-up, pequena janela de propaganda solta pela tela, em vez de banners.

Um pouco mais a frente os adwares passaram a se instalar no navegador do usuário, acrescentando certas funcionalidades duvidosas, principalmente no Internet Explorer. Avanços (ou upgrades) no Internet Explorer, passaram a exigir o consentimento do usuário para a sua instalação.

Porém com o passar do tempo, os adwares sofisticaram-se, incluindo propagandas persistentes, com inúmeras variantes, onde a sua desinstalação passou a ser um tarefa bastante penosa ou mesmo impossível, sem uma ajuda externa. A insistência no aparecimento das propagandas e sua difícil desinstalação, levaram os usuários a classificá-los como pragas ou spywares e não mais como simples adwares.

Certos adwares passaram a ser instalados no Internet Explorer, quando o usuário navegava em sites maliciosos.

Os adwares se sofisticaram, tornaram-se pragas. Produzem alterações no registro do Windows e depois somem ou se escondem para garantir que as alterações não sejam desfeitas, exigindo então não mais a ação de um antivírus ou de um simples anti-spyware, mas sim de um programa específico de conserto do registro.

Por vezes os adwares exibem propagandas pornográficas, falsas propagandas de infecção do sistema por vírus, falsa propaganda de venda de produtos e passaram também a causar instabilidade no sistema, principalmente no navegador.

Suspeita-se que possam tornar o sistema do usuário aberto a ação de hackers, devido a falta de maiores cuidados na elaboração dos adwares.

Sua data de descoberta é desconhecida.

Ransomware

Os Ransomwares são softwares maliciosos que, ao infectarem um computador, criptografam todo ou parte do conteúdo do disco rígido. Os responsáveis pelo software exigem da vítima, um pagamento pelo "resgate" dos dados. Ransonwares são ferramentas para crimes de extorsão e são extremamente ilegais. O PC Cyborg Trojan, foi o primeiro código de um ransomware conhecido. Nomes de alguns Ransomwares conhecidos: Gpcode-B e PGPCoder

Contaminação

Eventualmente anexos de e-mails ou mensagens vindas de mensageiros como o MSN e o ICQ, também podem conter spywares. Firmas comerciais exploram maldosamente a curiosidade dos usuários e desenvolvem novas formas de transmissão e de instalação de spywares.

Recentemente uma grande parte dos spywares são assimilados pelo navegador, como plug-ins. O usuário deve ser cuidadoso ao instalar os diversos plug-ins disponíveis na internet.

Prevenção e Remoção

Os softwares anti-pestes, também denominados antispywares, são feitos para removê-los.

Antes de mais nada, verifique se a peste adicionou uma entrada em Adicionar ou remover programas, o que facilita a sua desinstalação. Certas pestes como alguns redirecionadores do Internet Explorer, disponibilizam ferramentas de remoção, no item suporte ou help na página redirecionada.

Atualmente recomenda-se a instalação de algum programa anti-peste (ou antispyware em inglês), pois como já foi comentado, certos softwares trazem consigo spywares ou adwares, ou mesmo o Internet Explorer pode ser contaminado por algum spywares, pois ainda não há certeza absoluta que ele possa ficar imune, das variadas formas de adwares desenvolvidos por firmas comerciais.

Fonte: Wikipédia
maneel
maneel
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 569
Idade : 28
Localização : PT
Profissão : Estudante
Humor : de anda com nada
Pontos : 1335
Data de inscrição : 19/12/2008

https://forum4you.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Spyware história Empty Re: Spyware história

Mensagem por New Qui 11 Nov - 11:11:41

É, bom post dahorinha para aprender :D
New
New
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 108
Idade : 33
Localização : Rio de janeiro
Profissão : Motoboy-Pizza.
Humor : Feliz no fórum =)
Pontos : 142
Data de inscrição : 10/11/2010

http://www.printscreen.webnode.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Spyware história Empty Re: Spyware história

Mensagem por sotelo Sex 12 Nov - 14:35:02

spyware pra mim é a pior que coisa que se pode pegar num computador. falando nisso eu me lembrei que preciso baixar um anti-virus pro meu computador.
sotelo
sotelo
Membro

Número de Mensagens : 114
Idade : 28
Pontos : 133
Data de inscrição : 21/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Spyware história Empty Re: Spyware história

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos